Conheça mais a Trefila Multifilar Multimotores
A Trefila Multifilar Multimotores da Reichenbach foi relançada .
A máquina, comercializada, possui 16 passes motorizados, e destina-se à fabricação de fios de cobre entre 0,20 e 0,40 mm, a velocidades de até 35 m/s.
O equipamento tem por característica principal a trefilação de fios sem escorregamento (proporcionada pelos múltiplos motores que se coordenam eletronicamente) com alta eficiência e baixo consumo.
1 – Economia de Energia:
O gráfico a seguir compara o consumo de energia por quilo de produto fabricado e faixa de bitola; a linha laranja refere-se a uma trefila engrenada, com escorregamento cumulativo de 1% entre passes, e a faixa azul, uma trefila sem escorregamento, ambas operando à mesma velocidade.
O gráfico demonstra que o consumo é 22% menor. Isto ocorre porque a potência dos motores é consumida exclusivamente na trefilação e não é desperdiçada com escorregamentos.
2 – Caixa de Engrenagens:
Na prática, o consumo de energia é ainda menor, pois não há uma grande caixa de engrenagens nem polias a serem movimentadas (estudos técnicos demonstram que perdas em caixas de engrenagem altamente eficientes – como a dos veículos automotivos – podem variar entre 3 e 7%, dependendo do tipo de engrenagem, do lubrificante empregado e da carga aplicada).
Em caixas de grandes dimensões, essa perda pode ser consideravelmente maior.
3 – Flexibilidade:
A existência de múltiplos motores confere ao equipamento uma flexibilidade operacional inigualável; qualquer motor pode ser excluído da sequência de operação, bastando apenas apontar essa condição no IHM da máquina.
4 – Custos de Manutenção:
Outra vantagem da Trefila Multifilar Multimotores é o baixo custo de manutenção; como os motores são conectados diretamente aos eixos do equipamento, não existem grandes volumes de lubrificantes para a caixa de engrenagens, que demandam inspeções, análises e trocas periódicas.
Adicionalmente, caso seja necessário intervir em algum motor / eixo, basta remover o motoredutor, tampar o flange com uma chapa e recolocar a máquina em operação, aproveitando a flexibilidade do equipamento.
5 – Ruído:
Medições conduzidas com um decibelímetro demonstraram que o ruído máximo produzido pelo equipamento a plena carga, fica abaixo dos 80 dBa (mais próximo de 70).
6 – Cabrestantes:
A despeito da máquina ter sido fornecida com cabrestantes cerâmicos, a inexistência de escorregamento elimina a formação de sulcos – muito comuns nos cabrestantes iniciais das trefilas monomotores de múltiplos passes. Isso garante uma vida quase infinita desses componentes.
7 – Aquecimento
Por não haver escorregamento do fio nos cabrestantes, a temperatura geral do processo é bastante reduzida. O mesmo ocorre com o lubrificante de trefilação, o que aumenta sua vida útil, assim como a durabilidade das.
8 – Construção
A concepção do equipamento, com a construção em andares, reduz a área fabril ocupada a quase um 1/3 de uma trefila convencional (em tandem).
9 – Sistema de Gestão
O equipamento está integralmente preparado para o monitoramento remoto tanto de seus aspectos técnicos quanto das informações gerenciais.